Ministério da Cultura e
Instituto Cultural Vale apresentam

MoViMeNTo

ArTe InSuRgEnTe

Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam

3ª EdIcÃo

De 09 a 17

De NoVeMbRo

BeLéM - Pa

CiRcUlA QuE !PuLsA!

A Comédia da Mulher Calada que Falava Mais que Papagaio na Chuva | Palhaços Trovadores

A Comédia da Mulher Calada

Pará | Duração: 45 min. | Classificação indicativa: livre 

Local: Casa dos Palhaços | Dia 16 de novembro | Horário: 15h30 | Capacidade: 30 lugares

O espetáculo é uma adaptação do canovaccio da comédia dell’arte A Comédia da Esposa Muda que Falava mais que Pobre na Chuva. Seu enredo é atualizado para os dias atuais e usa a linguagem da palhaçaria. No espetáculo, a esposa não tem qualquer problema fisiológico que a impeça de falar. Ela é, na verdade, uma mulher calada, silenciada pela opressão sutil e disfarçada do marido que parece ou finge não perceber o peso da sua opressão. Com o tempo, ela começa a perceber o quanto é vítima desse silenciamento e rebela-se, deixando o marido entregue à própria sorte.

O grupo de teatro Palhaços Trovadores surgiu em Belém há 26 anos. Trabalha com a linguagem do palhaço, aliada a elementos dos folguedos populares da região (bois, quadrilhas, pastorinhas etc), criando espetáculos coloridos e alegres, que valorizam a arte e cultura local: suas festas, danças, poesias e canções. Alguns espetáculos utilizam elementos poéticos e estruturais dos folguedos, por isso são apresentados em seus períodos festivos: Quadra Carnavalesca, Quadra Junina, Quadra Nazarena, Quadra Natalina. 

O grupo também estuda a história do circo, do palhaço, e dos folguedos populares da região, coletando textos, canções e formas poéticas. Seu trabalho é pioneiro na arte do clown em Belém do Pará e atua quase sempre em espaços públicos, aproximando-se da formação de plateia e o reencontro do público com seus bens culturais. 

Ficha técnica 

Roteiro: colaborativo

Redação final: Mario Zumba, Ricardo Torres e Marton Maués 

Preparação corporal: Alessandra Nogueira

Preparação vocal: Marton Maués 

Cenário colaborativo

Figurinos: Aníbal Pacha 

Sonoplastia colaborativa

Direção Geral: Marton Maués 

Elenco: Alessandra Nogueira (Neguinha Baobá); Cleice Maciel (Pipita); Marcelo Villela (Tchelo); Marton Maués (Tilinho); Mario Zumba ( Theodoro); Ricardo Torres (Chico); Rosana Darwich (Bromélia); Sônia Adão (Pirulita).