Após a primeira apresentação dos espetáculos Cria e Monga, convidamos agentes culturais, ativistas sociais e artistas da cidade para trazer perspectivas sobre cada trabalho, propondo uma fala que dialoga com a obra, com as próprias experiências e com as realidades de Itabira.
Cria | Cia Suave
Local: Teatro FCCDA | Dia 20 de junho, após o espetáculo
Convidados: Sérgio Diaz e Thiago Skp
Este é um evento gratuito, feito para toda comunidade, com dinheiro público. Faça sua reserva se realmente puder estar presente. É sua responsabilidade usar um bem público, não tire a chance de outra pessoa assistir ao espetáculo.
Sérgio Diaz
Cantor, ator, poeta, arte educador e pesquisador sobre vida e cultura africana. Artista afrofuturista que traz suas raízes como tema de sua vida e seu trabalho.
Thiago Skp
É integrante do grupo Undergroud CIA desde 2007. Em 2013, lançou seu primeiro álbum solo e começou a projetar seu nome no cenário do rap nacional. É fundador dos movimentos de rua “Noiz por Noiz”, “Sarau Essência” e “Griot”, com o objetivo de promover a cultura e a poesia entre jovens de comunidades periféricas, também é idealizador do projeto “Primeira Página”, voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social. Comprometido com a transformação social, sua música, seus projetos sociais são ferramentas que usa para iluminar as vidas de jovens de todo o Brasil.
Monga | Jéssica Teixeira
Local: Teatro FCCDA | Dia 22 de junho, após o espetáculo
Convidado/a: Fábio Junior Ferreira e Priscila Ribeiro Oliveira
Este é um evento gratuito, feito para toda comunidade, com dinheiro público. Faça sua reserva se realmente puder estar presente. É sua responsabilidade usar um bem público, não tire a chance de outra pessoa assistir ao espetáculo.
Fábio Junior Ferreira
Itabirano, pessoa com deficiência intelectual, empregado da Zocar Rio. É casado, defensor legítimo das pessoas com deficiência na cidade. Já atuou como autodefensor da APAE e do Conselho Regional das APAEs do Vale do Aço I, com participação no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itabira. Figura representativa no movimento apaeano em Minas Gerais e agente ativo da construção de políticas públicas na cidade.
Priscila Ribeiro Oliveira
Graduada em Serviço Social, itabirana, atua em ações de defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência no município e na APAE. Participante de diversos conselhos de controle social, como Assistência Social, Direitos da Pessoa com Deficiência, Mulher e População