!PULSA! Convida Sofá na Rua
!PULSA! Convida Sofá na Rua

Local: Associação Comunitária do Bairro Pedreira | dia 22 de junho | Horário: das 15h às 20h

O !PULSA! e o Sofá na Rua de Itabira realizam uma parceria nesta edição, propondo usar o espaço público como ponto de conexão e expressão da diversidade. O Sofá é um movimento cultural com mais de dez anos de existência, com atuação em rede de produtores independentes espalhados por todo o Brasil. Em Itabira, o projeto existe desde 2017 e traz para as ruas o ambiente de trocas lúdicas, afetivas e estéticas, com a realização de apresentações, intervenções, instalações, exposições, oficinas artísticas, sociais e ambientais. 

No diálogo com o !PULSA!, o Sofá chega no bairro Pedreira para receber uma programação com DJ, corte de cabelo, show, intervenção poética e roda de conversa.


Abertura

DJ Casa de Jah | 15h

Desde 2012, o Casa de Jah leva música jamaicana e outras vertentes musicais para eventos em espaços públicos, com a ideia de propagar música e interação social. 

Paulo Henrique, o “Cebola”: Músico, DJ e ativista cultural à frente do projeto  Casa de Jah. 


Corte de Cabelo 

  • Barbearia Hian do Disfarce | 15h

Durante a programação, Pretin leva seus equipamentos do salão para a rua na Pedreira e faz cortes de cabelo gratuitos.

Hian do Disfarce: barbeiro há quatro anos, Hian vive e atua no bairro Pedreira. É especialista em cortes infantis. 


Assalto à mão letrada - FESTIM

Intervenção Poética

Assalto à mão letrada – FESTIM | 15h30 – 16h

Nesta intervenção de poemas autorais, os artistas itabiranos Pi, Jess e Juca, usam a voz e a performance como principais elementos de cena. Os poemas trazem recortes sociais de diferentes temas, com o objetivo de provocar reflexões sobre situações do cotidiano. 

FESTIM: produtora cultural focada em projetos sociais e agenciamento de artistas. Nasceu em 2022, da união de Jess, fundadora do projeto “El Cantare”, e Juca, membro do “El Cantare” e fundador da “Batalha da Lua”, e um dos organizadores da “Batalha do Poço”, após perceberem a necessidade de descentralizar os movimentos culturais em Itabira, com objetivo de diversificar, alcançar regiões periféricas e rurais. Com experiências em produções voluntárias desde 2017, se sentem determinados a criar um ambiente cultural mais inclusivo.


Roda de Conversa

  • O que nos une em nossa diferença? | 16h – 18h 

Convidados/as/es: Danilo Candombe, Evandro da Consolação Santos (Dico da reciclagem), Hudson Junio Diogo Santos, Lia Andrade, Jess Marques, Juca OG e Rafael de Sá.

Entre o samba e o hip hop, a periferia e o quilombo, essa é uma conversa que une artistas de Itabira, ativistas sociais e coletivos, trazendo uma sobreposição de ideias e vivências sociais e artísticas. A proposta busca refletir sobre as tensões sociais, as perspectivas diferentes e comuns, pontuando como os atos estéticos e políticos imputam sentidos criativos para os locais.



Danilo Candombe: é quilombola da comunidade do Açude, localizada na Serra do Cipó. Reconhecido como candombeiro, cantautor e cineasta, foi o primeiro quilombola a dirigir um filme de ficção no Brasil. Sua obra é influenciada pela rica herança ancestral que carrega, marcada pela oralidade, pela música e pela fé. Com sua arte, Danilo não apenas preserva, mas também celebra a cultura e as tradições de sua comunidade, proporcionando uma voz poderosa e autêntica ao legado quilombola.

Evandro da Consolação Santos: conhecido como Dico da reciclagem, é morador do bairro pedreira há 36 anos, pai da Mirella, voluntário. Atua como militante das brigadas populares e é ex-presidente da associação de catadores de materiais recicláveis e reaproveitáveis de Itabira. 

Hudson Junio Diogo Santos: líder comunitário há 16 anos, é graduando em serviço social, superintendente do sistema único de assistência social e atual vice-presidente da Associação Comunitária do Bairro Pedreira do Instituto.

Jess Marques: fundadora da produtora cultural FESTIM e do projeto El Cantare. Seu trabalho é focado em projetos sociais e agenciamento de artistas, para promover um cenário cultural no município mais diverso.

Juca OG: membro do projeto El Cantare, fundador da Batalha da Lua e um dos organizadores da Batalha do Poço. É fundador, ao lado de Jess, da produtora FESTIM. Seu trabalho procura criar um ambiente cultural mais inclusivo e diverso na cidade de Itabira.

Lia Andrade: mulher negra, esposa, mãe, avó. É terapeuta comunitária integrativa, promotora legal popular. Formada pela Rede Nacional de Mulheres Negras contra a Violência, atua em espaços de controle social. Também é agente da pastoral e da Cáritas, além de educadora popular. Faz parte de movimentos sociais.

Rafael de Sá: morador da comunidade da Pedreira, é técnico em administração e gestão em turismo, com capacitações em informações turísticas. Desenvolve trabalhos no município como gestor de projetos sociais, culturais e artísticos. Atua como diretor de cultura (Associação Comunitária do bairro Pedreira), condutor de turismo local, articulador e produtor cultural em comunidades periféricas e rurais do município. Foi integrante do programa sócio cultural “Drummonzinhos” por nove anos.


Show

ExtraSambah | 18h – 20h 

O show apresenta no repertório clássicos do samba e do pagode.

ExtraSambah: grupo de pagode e samba, fundado em 2011, composto pelos itabiranos: Fernando Henrique, Edson Silva, Alex Martins, Rodrigo Silva, Josimar Silva, Renan Mendes.