Ministério da Cultura e
Instituto Cultural Vale apresentam

MoViMeNTo

ArTe InSuRgEnTe

Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam

3ª EdIçÃo

De 09 a 17

De NoVeMbRo

BeLéM - Pa

CiRcUlA QuE !PuLsA!

IAIA QUEBRADA a Pérfida da Jângal – Instalação + apresentação de um episódio | Nando Lima

@Nando Lima

Estúdio Reator | dia 11 de novembro | horário: 20h | duração 105 min | classificação indicativa: 16 anos | capacidade: 30 lugares

Criado em episódios, a performance\instalação utiliza pesquisa em arte, tecnologias da performance e incorpora influências da Inteligência Artificial em linguagens e áreas técnicas como dramaturgia, cenografia, figurinos, sonoridades e vídeos para propor o universo do que seria a Amazônia em 2227. Tais recursos permitem que o trabalho seja adaptado em tempo real de acordo com as reações e interações do público, possibilitando uma experiência única a cada apresentação.

Na trama, a Amazônia, outrora um vasto tesouro natural, se transformou em um cenário em que os interesses corporativos dominam quase todos os aspectos da vida. Conhecida como “ADE-Amazonian Dark Earths”, uma megacorporação, é a  principal administradora pública da região. Seus executivos controlam a exploração de recursos naturais e os serviços públicos de educação, saúde e segurança. Nesse cenário, grupos de resistência surgem, compostos por indígenas, ativistas ambientais e alguns poucos dissidentes das classes privilegiadas. Eles lutam pela preservação da cultura local, pela proteção da biodiversidade e pela libertação do jugo corporativo que sufoca a região. Essa luta desigual entre os interesses da megacorporação e aqueles que se opunham a ela molda o destino da Amazônia em 2227. 

Nando Lima é performer, diretor teatral, cenógrafo, artista multimídia e produtor.  Atua em vários segmentos da criação artística: dirige, expõe imagens e ideias, em performances, vídeos e exposições; concebe espetáculos de teatro, dança e shows de música. É proprietário, coordenador e produtor do Estúdio REATOR, espaço que atende a experimentação e ao hibridismo de linguagens artísticas, inaugurado em novembro de 2010. Seus projetos já foram premiados pela Caixa Econômica Federal, Funarte, Rumos/Itaú Cultural, Fundação Cultural do Pará (FCP), SECULT, entre outros.



Ficha técnica

Direção geral: Nando Lima

Performers: Dudu Lobato; Danilo Bracchi; Renan Rosário 

Maquiagem: Maurity Fernandes

Colaboradores: Tadeu Lobato, John Fletcher, Alexandre Sequeira