São Paulo | duração: 100 min. | Classificação Indicativa: 18 anos |
Local: Teatro Estação do Gasômetro – Av. Gov. Magalhães Barata, 830 – São Brás, Belém/PA
Dias 14 e 15* de novembro
Horário: 20h
Capacidade: 400 lugares
*Dia 15/11 a sessão contará com interpretação em Libras.
Neste espetáculo, o grupo propõe construir uma ópera unindo a dance music dos anos 90 e as experiências e histórias pessoais das integrantes ao poema épico Odisseia, de Homero. As artistas experimentam maneiras de encenar esta narrativa grega no presente, construindo sua própria mitologia a partir de suas viagens individuais e da viagem do grupo, que cruzou o oceano para apresentar esse espetáculo numa turnê internacional.
O MEXA é um grupo de performance, que atua há 9 anos na cidade de São Paulo, pesquisando as fronteiras entre realidade e ficção, autobiografia, teatro documentário e borrando limites entre arte e vida. Entre os principais trabalhos do coletivo, destacam-se 69 Salas H&V (2016), Terminal 10mg (2017), Cancioneiro Terminal (2018) e Quanto mais ensaia, pior fica (2021). Em 2023, estreou o espetáculo Poperópera Transatlântica, no Kunstenfestivaldesart (em Bruxelas). Em 2024, estreou seu novo trabalho, A Última ceia, também no Kunstenfestivaldesart (em Bruxelas).
Ficha Técnica
Dramaturgia e direção: João Turchi
Concepção original: Daniela Pinheiro
Performers e cocriadores: Aivan, Alê Tradução, Anita Silvia, Daniela Pinheiro, Dourado, Patrícia Borges, Suzy Muniz e Tatiane Arcanjo
Videoperformer, criação de vídeo e direção técnica: Laysa Elias
Trilha sonora e desenho de som: Podeserdesligado
Produção: Lu Mugayar
Gestão de produção (1ª fase): Leonardo Birche
Concepção inicial da cenografia e luz: Luzco
Cenário, desenho de luz e projeções: Fabio Riff e Juliana Bucaretchi
Figurino: Anuro Anuro e Cacau Francisco
Assistência de direção e produção local: Lucas Heymanns
Preparação vocal: Mário Sevílio
Coreografia e preparação corporal: Daniela Pinheiro
Assessoria de imprensa: Nossa Senhora da Pauta
Agradecimentos especiais: Amy Letman, Carol Mendonça, Duda Devassa, Dudu Quintanilha, Edu Fukushima, Esponja, Fábio Kawallys, Francesca Tedeschi e toda a equipe da Casa do Povo, Gabi Gonçalves, Guilherme Giufrida, Leandro Nerefuh, Mamba Negra, Olivia Ardui e Ricardo Frayha
Produção do espetáculo: Casa do Povo, Governo do Estado de São Paulo (por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas), Ministério da Cultura do Governo Federal e Transform Festival (UK).