Ministério da Cultura e
Instituto Cultural Vale apresentam

MoViMeNTo

ArTe InSuRgEnTe

Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam

3ª EdIcÃo

De 06 a 17

De NoVeMbRo

BeLéM - Pa

EnCoNtRoS

Sobre o direito do povo negro de terreiro: sobre patrimônio material e imaterial

Local: Terreiro de Mina Dois Irmãos |  dia 14 de novembro 

O encontro aborda o valor material e imaterial dos espaços de terreiros e suas manifestações culturais oriundas dos movimentos ancestrais negros, que  se apresentam por meio de festas e também nas suas relações com os alimentos, a coletividade, o pensamento e a história. Contando com a participação de representantes de diferentes terreiros, do governo e de estudiosos, as discussões tratam da importância das políticas públicas para reconhecer esses espaços como um bem para a sociedade, local e nacional, e mostrar como essa malha ancestral carrega conhecimento oral, religioso e histórico transmitidos entre gerações. 

Dia 14 de novembro, das 15h30 às 18h

Participantes: Pedro Neto,  Mãe Eloísa, Ivanir dos Santos, Pai Amilton

Mediação: Daniel Faggiano

Babalawô Ivanir dos Santos – Professor, com experiência nas seguintes áreas: educação étnico-racial e questões africanas; direitos humanos e cidadania; relações internacionais; religiões tradicionais da África Ocidental e Afro-brasileiras. Foi Subsecretário de Direitos Humanos do Rio de Janeiro. É professor e orientador  no Programa de pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro; membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER-UFRJ) e Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais pós coloniais (LEHA-UFRJ); coordenador da Coordenadoria de Religiões Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa; Conselheiro Estratégico do Centro de Articulações de População Marginalizada; Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR); Conselheiro Consultivo do Cais do Valongo; Vice-presidente da América Latina no Conselho Internacional da Ancient Religion Societies of African Descendants International Council (ARSADIC), Nigéria. 

Babalawô Ivanir dos Santos

Daniel Faggiano – Bacharel em Direito com Mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em direitos humanos, territoriais e ambientais. Mais de 10 anos de trabalho junto aos povos indígenas da bacia Hidrográfica do Xingu. Atualmente é Diretor Executivo do Instituto Maíra e Indigenista da Associação Indígena do Povo Arara da TI Cachoeira Seca – KOWIT.

Daniel Faggiano

Pai Amilton – É mestrando em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais na Universidade de Brasília. Coordenador de Educação Escolar Quilombola e Promoção da Igualdade na Secretaria de Educação do Governo do Pará. Professor universitário, militante do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa). Membro do Conselho Religioso da AFAIA. Representante da Seduc no Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade.

Pai Amilton

Dia 14 de novembro, às 19h

1⁰ Terreiro de Nago e Yemanja, Pai Fernando de Ogum 

2⁰ Terreiro TUTU – Templo Umbadista dos Tupinambas, Pai Marcelo 

3o. Terreiro – Mina Dois Irmãos 

Cortejo + Festa dos Boiadeiros + Aniversário do Seu Zé de Légua e 90 anos da Mãe Lulu.